Flamengo: O Único Hexacampeão Brasileiro de Futebol Masculino!

7 dezembro, 2009 às 01:17 | Publicado em Campanhas, Datas Comemorativas, Homenagens com Humor, Post Desabafo, Videos | 22 Comentários
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

“Mengo!
Estou sempre contigo
Somos uma nação
Não importa onde esteja
Sempre estarei contigo

Com meu manto sagrado
Minha bandeira na mão
O Maraca é nosso
Vai começar a festa

Dá-lhe, dá-lhe, ô
Dá-lhe, dá-lhe, ô
Dá-lhe, dá-lhe, ô
Mengão do meu coração”

Salve Salve queridos torcedores RubroNegros (Gremistas também, é claro! Heheheh)! O Post de Hoje, não poderia ser outro, senão, uma singela e querida homenagem ao clube que tantas alegrias nos deu até hoje! Sei que nem é preciso mencionar, mas estou me referindo ao Mengão, que hoje conquistou mais um título, almejado há cerca de 17 anos, o HEXACAMPEONATO BRASILEIRO!

E para comemorar a conquista desse tão sonhado título, preparamos um flashback de todos os 6 títulos brasileiros conquistados pelo Flamengo, agora ÚNICO Hexacampeão Brasileiro de Futebol MASCULINO! Fiz questão de postar em caixa alta para que nenhum são-paulino se sinta no direito de questionar a exclusividade! =P

1980Campeão Brasileiro (Flamengo 3 x 2 Atlético-MG)

Local: Maracanã, Rio de Janeiro.

Público: 154.355.

Data: 01 de Junho de 1980.

Gols: Nunes aos 7, Reinaldo aos 8 e Zico aos 44 do primeiro; Reinaldo aos 21 e Nunes aos 37 do segundo tempo.

Escalação:

Flamengo: Raul, Toninho, Manguito, Marinho e Júnior; Andrade, Carpegiani (Adílio) e Zico; Tita, Nunes e Júlio César. Técnico: Cláudio Coutinho.

Atlético Mineiro: João Leite, Orlando (Silvestre), Osmar, Luisinho (Geraldo) e Jorge Valença; Chicão, Toninho Cerezo e Palhinha; Pedrinho, Reinaldo e Éder. Técnico: Procópio Cardoso.

A Conquista…

Após 9 anos de campeonato nacional, o Flamengo conquista seu primeiro e inesquecível título. Na época, o campeonato era decidido no mata-mata, ou seja, só quem ganhava passava para o próximo jogo, após a fase de classificação, com jogos dentro e fora de casa. O primeiro jogo da decisão, no qual o Flamengo jogou sem Zico, contundido, o Atlético venceu por 1 x 0, necessitando apenas de um empate no próximo jogo para se consagrar campeão. Neste, Éder (Atlético) faturou a mandíbula de Rondinelli numa dividida, tirando-o de campo, desacordado, e do próximo jogo.

No segundo jogo, já com a presença de Zico, artilheiro isolado do campeonato com 21 gols, e o consagrado Nunes, o primeiro tempo, bem disputado, terminou em 2×1 para a equipe rubro-negra. No vestiário, Coutinho reuniu todos os jogadores e leu uma carta para a equipe, escrita no hospital por Rondinelli, com o maxilar preso por arames e parafusos. O então conhecido “Deus da Raça” dizia: “Vamos pra cabeça, companheiros!”. As poucas palavras foram mais que suficientes para motivar a equipe rubro-negra, que não se amedrontou após ceder o empate, ainda aos 21 do segundo tempo, e conseguiu a merecida vitória com Nunes, o mesmo autor do primeiro gol da partida, abrindo e fechando a final com chave de ouro e trazendo o Primeiro Campeonato Brasileiro para o Mengão!

Confira na íntegra os melhores lances da partida:

1982Bicampeão Brasileiro (Flamengo 1 x 0 Grêmio)

Local: Olímpico, Porto Alegre.

Público: 62.256

Data: 25 de Abril de 1982.

Gols: Nunes aos 10.

Escalação:

Grêmio: Leão; Paulo Roberto, Newmar, De León e Paulo César; Batista, Paulo Isidoro e Vilson Tadei (Odair); Renato Gaúcho, Baltazar (Paulinho) e Tonho (Odair). Técnico: Ênio Andrade.

Flamengo: Raul; Leandro, (Antunes), Marinho, Figueiredo e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes (Vítor) e Lico. Técnico: Paulo César Carpeggiani.

A Conquista…

A primeira partida, contra o Grêmio, Campeão Brasileiro do ano anterior, diante de 138 mil torcedores no Maracanã, contou com um empate modesto, por 1×1, com gols de Zico (dispensa apresentações) e “Tonho”, para a equipe gremista. Já o segundo jogo, em Porto Alegre, no qual um único gol poderia ser o suficiente para decidir o campeonato de 82, este não chegou nos 90 minutos de partida. Por conseqüência dos dois empates, o campeonato daquele ano seria decidido em uma terceira partida.

Em 24 de Abril de 1982, dia anterior à grande final, Zico, novamente artilheiro, com 20 gols, arriscou um palpite: “Estou com o sentimento de que vai ser 1×0, com gol do Nunes“. A precisão com que Zico sugeriu o placar do dia posterior no estádio Olímpico, em Porto Alegre, foi a mesma que o Galinho utilizou logo aos 10 minutos do primeiro tempo, com uma boa jogada no meio-de-campo e um excelente passe para ele, nada mais nada menos que Nunes, que entrou na área gremista com boas condições e bateu forte, mas com categoria, eliminando completamente as chances de defesa do famoso goleiro, hoje treinador, Leão, e de título para a equipe gaúcha. O jogo ainda contou com duas defesas sensacionais do goleiro Raul, que comemorou junto com grande parte dos 60 mil torcedores, Flamenguistas, e uma considerável parcela de torcedores do Inter, estes muito felizes pela vitória rubro-negra sobre seu arqui-riva, tricolor gaúcho.

Confira na íntegra os melhores lances da partida e a previsão do “Profeta” Zico:

1983Tricampeão Brasileiro (Flamengo 3 x 0 Santos)

Local: Maracanã, Rio de Janeiro.

Público: 155.253.

Data: 29 de Maio de 1983.

Gols: Zico aos 1, Leandro aos 39 e Adílio aos 89.

Escalação:

Flamengo: Raul, Leandro, Figueiredo, Marinho e Júnior; Vítor, Adílio, Élder, Baltazar (Robertinho); Zico, Júlio César Barbosa (Ademar). Técnico: Carlos Alberto Torres.

Santos: Marola, Toninho Oliveira, Joãozinho, Toninho Carlos e Gilberto; Toninho Silva (Serginho Dourado), Paulo Isidoro e Pita; Camargo (Paulinho Batistote), Serginho Chulapa e João Paulo. Técnico: Formiga.

A Conquista…

Das 26 partidas disputadas no Brasileiro de 1983, o Flamengo venceu 14, empatou 7 e perdeu 5. Apesar das derrotas, o time rubro-negro garantiu o melhor ataque da competição, com 57 gols, além do melhor saldo, 30 gols.

Naquele dia, 29 de Maio de 1983, o Flamengo venceria o Santos por 3×0 no Maracanã, no jogo que será pra sempre o recordista de público na história do Campeonato Brasileiro com mais de 155 mil torcedores. O Flamengo havia perdido o primeiro jogo no Morumbi por 2×1 e precisava vencer no Maracanã. Logo no começo do jogo, Zico abriu o placar com 1 minuto de partida, aos 39 Leandro ampliou, e aos 44 do segundo tempo Adílio fechou o caixão, marcando o terceiro gol, o Flamengo garantia assim o seu Tricampeonato Brasileiro.

Confira na íntegra os melhores lances da partida:

1987Tetracampeão Brasileiro (Flamengo 1 x 0 Internacional)

Local: Maracanã, Rio de Janeiro.

Público: 91.034.

Data: 13 de Dezembro de 1987.

Gols: Bebeto aos 16.

Escalação:

Flamengo: Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Aílton e Zico (Flávio); Renato Gaúcho, Bebeto e Zinho. Técnico: Carlinhos

Internacional: Taffarel, Luís Carlos Winck, Aluísio, Nenê e Paulo Roberto (Beto); Norberto, Luís Fernando e Balalo; Hêider (Manu), Amarildo e Brites: Técnico: Ênio Andrade.

A Conquista…

O polêmico campeonato de 1987 foi marcado por inúmeras discrepâncias entre o formado Clube dos 13 e a CBF, que não havia se pronunciado para a realização do Campeonato Brasileiro de 1987 e decidiu não só entrar na Copa União, competição formada pelos principais clubes brasileiros, como também tentar mudar suas regras para definição do vencedor, quando esta já estava em andamento e realizada sem qualquer apoio inicial da CBF, apenas dos clubes que organizaram todo o campeonato e assinaram um termo de compromisso não aceitando qualquer das alterações sugeridas pela CBF. Com isso, a CBF, que não queria perder seu poder no futebol brasileiro, definiu o Sport como o campeão, já que pelo regulamento definido pelo clube dos 13, o vencedor do módulo verde, no caso o Flamengo, não teria que decidir o título com o Sport, vencedor do módulo amarelo (equivalente à segunda divisão do campeonato), como proposto pela CBF. Hoje, a Confederação Brasileira de Futebol, já aceita o título rubro-negro, mas muitos torcedores de outros times, muitos dos quais faziam parte do Clube dos 13, por falta de informação e aversão ao clube carioca, não admite o Tetracampeonato Brasileiro do Mengão em 1987.

O gol que definiu o campeão de 1987 saiu dos pés do até hoje ídolo Bebeto, sobre o qual não haveria descrição melhor senão do próprio goleiro, Taffarel: “Ainda não entendi. Fui certo de que abafaria aquela bola. De repente, surgiu o pé do Bebeto”. Segundo algumas fontes, até hoje Taffarel coleciona replays do lance, na tentativa frustrada de conseguir enxergar o pé do Bebeto.

Confira na íntegra os melhores lances da partida:

1992Pentacampeão Brasileiro (Flamengo 2 x 2 Botafogo)

Local: Maracanã, Rio de Janeiro.

Público: 122.001.

Data: 19 de Julho de 1992.

Gols: Pichetti aos 38 do 2º e Valdir aos 43 do 2º (Botafogo) e Junior aos 42 do 1º e Julio César aos 10 do 2º (Flamengo).

Escalação:

Flamengo: Gilmar; Charles Guerreiro, Gelson, Wilson Gottardo e Fabinho (Mauro); Uidemar, Júnior e Zinho; Julio César, Gaúcho (Djalminha) e Piá. Técnico: Carlinhos

Botafogo: Ricardo Cruz; Odemilson, Renê, Marcio Santos e Válber; Carlos Alberto Santos, Pingo e Carlos Alberto Dias; Vivinho (Jéferson Gaúcho), Chicão (Pichetti) e Valdeir. Técnico: Gil.

A Conquista…

O Pentacampeonato rubro-negro, talvez o mais fácil conquistado até hoje, contra o rival carioca Botafogo, não precisou de mais do que o primeiro tempo da primeira partida para ser decidido. Comandado por Júnior, que abriu o placar chutando de fora da área aos 15 minutos, o time ampliou logo aos 34, quando Nélio, lançado por Fabinho, toca por entre as pernas do goleiro alvi-negro. O terceiro e último gol da primeira partida ocorreu apenas 4 minutos depois, com um cruzamento perfeito de Piá e a cabeceada certeira de Gaúcho, aos 38. No segundo tempo não houve alteração no placar.

O jogo de volta, também no Maracanã, atraiu mais 20 mil torcedores, em uma partida na qual o Flamengo poderia perder por 2 gols de diferença e ainda assim garantiria o título brasileiro. Apesar da boa vantagem, o rubro-negro não se acomodou e abriu o placar, aos 42, com o Maestro Júnior. Logo aos 10 do segundo tempo, o segundo gol do Flamengo foi marcado pelo ala Júlio Cesar. A partir daí, a torcida rubro-negra já comemorava o título e nem os dois gols alvi-negros, aos 38 por Pichetti e 43 por Valdir, foram suficientes para tirar o Pentacampeonato do Flamengo.

Confira na íntegra os melhores lances da partida:

2009Hexacampeão Brasileiro (Flamengo 2 x 1 Grêmio)

Local: Maracanã, Rio de Janeiro.

Público: 84.848.

Data: 06 de Dezembro de 2009.

Gols: Roberson, aos 21, David, aos 29 (Flamengo); Ronaldo Angelim, aos 24 do segundo tempo.

Escalação:

Flamengo: Bruno; Leonardo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Airton, Toró (Everton), Williams e Petkovic (Fierro); Zé Roberto (Kleberson) e Adriano. Técnico: Andrade.

Grêmio: Marcelo Grohe; Mario Fernandes, Léo, Tiego e Fabio Santos; Túlio, Douglas Costa, Lúcio e Adilson (Mithyue); Maylson e Roberson (Bergson). Técnico: Marcelo Rospide.

Principais Marcos…

Após a demissão do técnico Cuca, o Flamengo, que não vencia há 4 rodadas, foi assumido por Andrade em jogo contra o Santos, em 26/07/2009. Para muitos, a vitória contra o Santos de 2×1 na Vila Belmiro foi um dos principais marcos para motivar o time na briga pelo título brasileiro.

Em 29/08/2009, após 3 derrotas consecutivas, pouco se almejava para o time carioca na competição. A vitória sobre o Santos, no Maracanã, por 3×0 também pode ser considerada como um marco, pois a partir desta, o time rubro-negro permaneceu invicto por 10 jogos, perdendo apenas uma partida, para o Barueri, até o fim do campeonato.

Em 10/10/2009, o Flamengo consegue vitória importantíssima, por 2×1, em cima do São Paulo, aproximando-se do G-4 e motivando não só o clube mas também a torcida rubro-negra para a briga pelo título.

Em 18/10/2009, a vítima da vez foi o então líder Palmeiras, por 2×0, com direito a gol olímpico de Petkovic, fato que aproximou ainda mais o clube do G-4 e foi essencial para aumentar a expectativa rubro-negra ao tão sonhado título.

“O jogo contra o Atlético-MG foi um marco. Depois dele pensei que realmente poderíamos chegar ao título”. Foram as palavras do técnico Andrade, após uma vitória de 3×1, em pleno Mineirão lotado, dia 08/11/2009, responsável por consolidar o time no G-4, onde ficou até o final do campeonato e a conquista deste.

A Conquista…

A última rodada do Campeonato Brasileiro mais disputado da história foi realmente emocionante e digna de tal nomeação. O Flamengo, líder com 64 pontos, precisava apenas de uma vitória, no Maracanã, contra o Grêmio, para abocanhar o título. Por outro lado, mais três times, com 62 pontos, também seguiam na briga e poderiam ser campeões com um simples empate do Flamengo.

O primeiro concorrente era o Internacional, que, ironicamente, dependia do bom desempenho do seu arqui-rival gaúcho, Grêmio, e de uma vitória contra o rebaixado Santo André para a conquista do título.

Logo atrás do Inter, havia o Palmeiras e o São Paulo, ambos dependendo de um tropeço dos dois primeiros e, claro, de um dos dois paulistas, para retornarem à primeira posição na última rodada do campeonato.

Ao contrário de muito que se especulava, sobre a entrega do título ao Flamengo pelo Grêmio, que já não tinha nenhuma aspiração no campeonato, senão a vaga, já conquistada, para a Copa Sul-Americana, de modo a evitar que o Inter seja campeão, o jogo foi muito disputado, com Roberson abrindo o placar para o Grêmio, aos 21 do primeiro tempo, após cobrança de escanteio e falha de marcação da defesa rubro-negra. Ao mesmo momento, no Beira-Rio, o Inter ganhava o Santo André por 1×0, ficando temporariamente com o título brasileiro.

O gol de empate do Flamengo ocorreu apenas 8 minutos depois,  com o zagueiro David aproveitando a sobra na grande área para um chute certeiro no canto direito do goleiro Marcelo Grohe. Apesar de tranqüilizar mais a torcida rubro-negra, o empate ainda favorecia o Inter, que aumentou o marcador aos 33 minutos, deixando a última rodada em clima de aflição, principalmente para os flamenguistas.

O segundo tempo começou sem alterações no Maracanã. O Flamengo pressionava mais, mas o goleiro Marcelo, assim como com a forte marcação da defesa gremista, não dava oportunidades para o time da casa. Na tentativa de aumentar a velocidade do Flamengo, Andrade decide por substituir Petkovic, mas um escanteio é marcado e o craque decide cobrá-lo antes de sair. Aos 24 minutos do segundo tempo, Pet faz a cobrança e manda a bola na medida para Ronaldo Angelim desviar de cabeça, balançando as redes e o coração de milhões de rubro-negros em todo o mundo. O Inter ainda fez mais 2 gols e levou 1, goleando o Santo André por 4×1, mas a batalha no Maracanã não teve outro resultado, senão a merecida vitória rubro-negra e a tão sonhada conquista do Pentacampeonato Brasileiro! Título almejado há 17 anos, título este que ficará na história, na mente e no coração de todos. Único título brasileiro que pude realmente acompanhar, afinal, no anterior, tinha apenas 8 aninhos e, apesar de já Flamenguista, mal sabia o que era um Campeonato Brasileiro. Hoje sei e dou o valor que esse time merece, muito porque pude acompanhar sua trajetória não só nesse campeonato mas em muitos outros e com todas as forças tenho o orgulho de gritar em alto e bom tom: HEXACAMPEÃO BRASILEIRO! Os São-Paulinos que nos aguardem, afinal 2010 está aí…e estamos no páreo novamente! (ainda que muitos digam que o Flamengo seja o único hexacampeão de futebol masculino, mas na dúvida, vamos ganhar novamente!)

Parabéns a todos pela Vitória! Somos e sempre seremos a Maior Torcida do Mundo Que Faz a Diferença!

Confira na íntegra os melhores lances da partida:

Também não poderia faltar a festa da torcida, lotando o Maracanã com uma festa de balões pra nenhum time botar defeito:

Bjundas RubroNegras!


22 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Nem Flamengo nem São Paulo. O ÚNICO HEXACAMPEÃO de fato e de direito é o ANDRADE.
    Campeão pelo FAMENGO em 1980; 1982; 1983 & 1987 (JOGADOR)
    Campeão pelo vasco em 1989 (JOGADOR)
    Campeão pelo Flamengo em 2009 (TÉCNICO).

    • Ricardo, o Andrade foi de extrema, senão maior, importância para a conquista desse último fim de semana. Mostrou-se humilde e batalhador, conquistando um título que, para muitos, não seria alcançado tão breve. Espero que possamos contar esse grande Hexacampeão no próximo e muitos outros anos e vitórias!

  2. O SPORT afinal voutou de onde NUNCA devia ter saído.
    Agora ele está na 2ª divisão…
    Será que se ele for campeão no ano que vem, vai querer disputar um título com o campeão da 1ª divisão???

    • Ricardo Teixeira, quem sabe se seu xará da CBF tb pensasse assim, não haveria tanta injustiça no futebol brasileiro! A festa esconde a real corrupção que rola por trás do mundo da bola e estraga o que o Brasil tem de mais bonito, sua arte.

    • Boa… simplesmente magnifico comentario… definiu tudo que ha de polemica. Parabens

  3. É, o Fla já tava merecendo né? Já tava na hora dessa taça, o último título do fla eu não tinha nem nascido ainda! Parabéns pelo blog ;D

  4. Show o Post!!!

    Mengoooooo!!!! Hehehehe…

    Vou linkar lá no meu Blog, tá?

    Abração! =)

  5. Meu Deusu! Desculpe pela gafe lá no Post!
    Já está devidamente corrigido! Não sei de onde tirei… Acho que era o sono, já que era noite quando estava escrevendo o post. Rsssss
    Desculpeeeee!!! Rsrsrsssss

    E muito obrigada por compreender e pelo carinho, viu?
    Abração!!! =)

    • Sarah Jones, digo Neves, não há problemas…afinal um cafezinho sempre é bem vindo neh! uehehuehueh
      Mas só lhe desculpamos se na conquista do hepta novamente linkar nosso post de comemoração! =D
      Voltaremos em 1 ano para cobrar =P
      Abraços da equipe do Amor com Humor…e café! ;)

  6. já que a CBF não considera o Flamengo campeão em 1987, e sim o Sport. Agora, com mais um título do time carioca, a discussão volta a ganhar corpo.adianta nada pega coisa a net e num sabe a historia do time que torce o unico time do brasil hexa campeão é São Paulo!!!!!!!!!SE CONFORME não teta não mané!!!!!!

  7. seu otário onde já se viu um time de segunda divisão ser campeão em 87…
    tu é burro seu mané, flamengo é Hexa e pronto…
    e outra o atual presidente da CBF já reconheceu o título de 87 recentimente…

    • Vamos Tesouro, naum se misture com essa Gentalha! Gentalha-Gentalha-blrrrrr!

  8. que lindoooooooooooooooo post!
    Hexaaaaaaaaaaaaaaa =))))))))

  9. os são paulinos nunca disputram modulo amarelo ou vermelho da segunda divisão, agora fica ai com dor de cutuvelo, chora bammbis.. Só posso dizer parabens, pois gostei muito desta pagina.Um dia quero ver o meu mengão ao vivo desta vez perdi a oportunidade…..ok abraço…..

  10. sao paulo uma naçao de babis

  11. sao paulo time de invejoso e de bambi

  12. COMEÇARAM A DISTRIBUIR TITULOS PARA TODO MUNDO POR AÍ. NADA MAIS JUSTO DO QUE O RECONHECIMENTO DO HEXA DO FLA, ATÉ PORQUE NÓS JOGAMOS NO GRUPO DOS MAIORES CLUBES DO BRASIL E FOMOS CAMPEÕES! AGORA QUERER QUE O FLA TIVESSE ENFRENTADO O SPORT QUE DISPUTAVA A CHAVE “B” ERA DEMAIS. AINDA SE BANHA DE TER SIDO CONSIDERADO CAMPEÃO, JÁ QUE O LEGÍTIMO E ÚNICO CAMPEÃO DAQUELE ANO FOI O FLAMENGO! HOJE SOMOS HEXA DE DIREITO…CHOREM BAMBIS E CHOREM LEÃOZINHOS. THE BEST OF THE

  13. CORREÇÃO: THE BEST OF THE WORLD (ADVINHA?)

  14. Parabéns pelo Blog. Abraco

  15. Muito bom seu blog…Parabéns!

  16. – Para a CBF o Flamengo tem cinco títulos, os legais, os que foram homologados como campeão – completou Ricardo Teixeira.
    Não tem nem como questionar quem foi o primeiro penta do Brasil e é único hexa, os flamenguistas estavam querendo roubar o título do Sport de 1987 a todo custo. Que coisa feia !!

  17. Assim está ai mais uma prova de que o Sâo Paulo é um dos maiores time do mundo, do Brasil não precisa nem falar !!!!
    Chora Flamengooo…!!!!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: