Como Salvar Ou Destruir Um Computador! Escolha Uma Alternativa…

22 novembro, 2009 às 04:16 | Publicado em Admirável Mundo Novo, Artes & Manhas do Séc. XXI, Homenagens com Humor, Post Desabafo, Videos | 7 Comentários
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

“Teclado não encontrado, aperte F1 para continuar…”

PROTESTO! Sim! É justamente sob protesto que inicio o post de hoje, que por pouco, muito pouco, não deixou de existir! Tal fato se deve ao meu querido, risonho e límpido computador que na verdade foi comprado pela minha tia, mas por ficar na sala, todo mundo acaba utilizando para os mais distintos propósitos, o que também inclui a mim, responsável por tentar manter a ordem, ainda que tardia, e executar procedimentos de reanimação cardíaca sempre que este apresenta condições de funcionamento inesperadas, como a de hoje…sobre a qual detalharei a seguir…

Mas antes de continuarmos, agora de volta às causas do protesto, este foi motivado pela incompetência humana de se criar algo tolerante à falhas, em outras palavras…perfeito! Sei que essa questão fere princípios religiosos, dos quais não discordo, aqueles que elegem apenas um Ser com a capacidade da perfeição. Por outro lado, convenhamos que existem diversos outros desprovidos de inteligência (e não me refiro a portadores de necessidades especiais), que um dia se formam, conseguem ingressar em uma faculdade (imagine algo como engenharia e para ser mais exato elétrica), se formam novamente (milagres existem), conseguem ingressar em um emprego (imagine algo como uma fábrica de computadores), e a partir daí, o mundo passa a sucumbir à negligência desses grandes gênios, que ao meu ver nunca deveriam ter sequer saído da lâmpada!

No entanto, não pensem que me refiro a todos, afinal não me é de costume cuspir no próprio prato, mas à pequena, porém significativa, parcela, unica e exclusivamente, responsável pela criação da tão conhecida garantia! Afinal, não haveria a necessidade desta se o próprio fabricante  demonstrasse certeza sobre seu produto, não é mesmo?!

Deixando a enrolação e críticas um pouco de lado, tentarei expor de modo sucinto e bem humorado, afinal não há outra opçã0 no momento senão o famoso “relaxa e goza“, sobre o repentino “envenenamento“, cujas as causas ainda estão sob investigação, do meu-da-minha-tia, pobre PC!

Tudo começou, acredito eu, devido ao APAGÃO, porém os efeitos só se iniciaram alguns dias posteriormente. Foi quando, em um belo início de noite, durante a semana, após voltar exausto de mais um dia de serviço, me deparei com a maquininha meio esquisita! O monitor piscava, estava tudo ligado, mas nem sinal de vídeo! No começo nem dei bola, afinal às vezes ele tem vontade própria e resolve aplicar algumas travessuras. Porém, quando realmente tentei analisar o problema de perto, abrindo o infiliz, percebi que havia algo na placa-mãe um tanto fora das condições normais de temperatura e pressão, CNTP, mais conhecido por “capacitor estufado“! Que diabos é isso? Veja a reposta dessa e outras perguntas na breve aula de eletrônica a seguir…

Em linguagem simples, o capacitor, nada mais é que um componente eletrônico capaz de armazenar uma determinada quantidade de energia em um intervalo de tempo definido como “carregamento” ou “carga“, assim como liberá-la, também em um intervalo de tempo definido, o “descarregamento” ou “descarga“, similarmente ao trabalho executado por uma pilha! As principais causas para seu “estufamento” são provenientes das grandes oscilações de corrente na rede elétrica, comumente percebidas em situações de blackout, como reportado anteriormente. Digo provenientes pois a oscilação o gera mas não é o problema, e sim a falta de rompimento do fusível (dispositivo de proteção composto por um filamento sensível à sobrecorrente em circuitos), ou seja, o fusível deixa passar a maldita corrente alta e quem se fode ferra é o pobre capacitor, recebendo algo muito maior do que ele poderia suportar (imagine algo como Zé Bonitinho tentando carregar a Mulher Melancia no colo)!

Para deixar o post menos enjoado mais bonitinho, facilitando também o entendimento, segue foto tirada hoje da minha placa-mãe, com o maledito do capacitor gorduxo circulado (reparem como o de cima é magrinho, já o de baixo tá pior que o Ronaaldo!):

Até então tudo bem! Tudo que eu precisava seria comprar outro com as mesmas especificações e soldar o bixinho no lugar deste! A dificuldade seria média, afinal não poderia deixar a solda das 2 perninhas do coisa encostar nas trilhazinhas em volta, do contrário estaria provocando um curto-circuito e mandaria tudo pro espaço (inclusive o Pato Que Veio de lá, bastante conhecido na sessão da tarde, ah tempos bons aqueles!!!).

Após o breve diagnóstico acima, pude ficar feliz novamente e esperançoso em ter meu pczinho funcionando antes mesmo do que eu esperava, tanto que até me empolguei e resolvi limpá-lo, coitado, afinal já havia um tempo que não lhe “fazia um chuveirinho e passava-lhe uma alfazema“! Pobre ilusão…

Digo ilusão pois não contava com uma das mais importantes leis da física, existente desde o início dos tempos! Não se trata de nenhuma gravidade, inércia, ou qualquer coisa do tipo….me refiro à tão famosa e temida LEI DE MURPHY (para os desprovidos de inteligência informação, não se trata daquele ator comediante famoso, o Eddie, mas sim da lei cuja teoria sucinta que “se há a possibilidade de algo dar errado, certamente ocorrerá! E da pior maneira possível!” Bem animador, não?!), sobre a qual certamente faremos um post qualquer dia desses!

É exatamente por isso que faço um circulo na fonte de alimentação, na foto acima, pois foi exatamente nela que o maldito MURPHY novamente me atacou!!! Afinal, agora em vez de um…ganhei nada mais nada menos que 2 (DOIS) capacitores estufados! E para piorar, condizendo exatamente com os princípios da Lei, vejam só a FACILIDADE de acesso aos mesmos! Sem dúvidas, farei toda a solda de olhos fechados, com a mão esquerda e de cabeça pra baixo, tamanha moleza!!!

O mais interessante é que, tanto na foto acima quanto na de baixo, haviam TROCENTOS capacitores super-fáceis de acertar, caso dessem problemas….mas não! O bendito do infeliz foi se enfiar logo embaixo do dissipador e ao lado das bobinas!!! Ah mas que dá vontade de deixar ele gordinho, só pra ele aprender, e como dá!

Parece até que o bixo se escondeu de propósito lá só pq sabia que eu iria ficar puto e rancá-lo na marra, não é mesmo?! Quando tirei essa foto me deu uma impressão que ele estava me espiando pelas gretinhas….e rindo ainda por cima!!!!

Mediante ao exposto acima, tive que dar o braço a torcer…e oferecer o primeiro round ao capacitor! Afinal foi mta sucessão de problemas para um dia só…terei que refletir calmamente e elaborar uma Estratégia de Guerra se quiser vencê-lo! Do contrário, serei novamente esmagado pelo exército inimigo!!! (ok, não é pra tanto!)

Assim o fiz! Recolhi todo o armamento e meus soldados…e voltamos para casa cabisbaixos, porém esperançosos! Afinal somos brasileiros e naum podemos desistir tão facilmente! Hoje perdemos uma batalha…mas voltaremos com todas as nossas forças e venceremos a Guerra!

Caso contrário………..já tenho algumas sugestões em mente, vejam só! HUA HUA HUA HUA HUA!

Aguardem, pois em breve estaremos de volta com o desfecho dessa situação!!! Enquanto isso…participem com suas sugestões sobre o que eu poderia fazer com toda essa bagaça se não conseguir ressucitar esse monte de lata velha! Conte-nos também se você já teve algum problema com um equipamento a ponto de perder a paciência, assim como nosso amigo do video acima, e, em caso afirmativo, se o arrependimento chegou assim que a raiva passou!

TO BE CONTINUED…
(Versão brasileira…Herbert Richers)

 


 

7 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Bom, eu num sou a pessoa mais apropriada pra dar conselhos “computacionais” !!!
    Porque afinal de contas, meus metodos como jogar Hd no chão, memoria, drive de cd… socar o monitor, e o gabinete o tempo todo…. eh, são metodos meio arcaicos !!! + q muitas vezes funcionavam….
    + quanto as peças do seu computador, de uma coisa eu sei.. o HD vem pra mim esse fds !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk xD

  2. ..hahaha..adorei a “aulinha”!!!!! Já sei a quem recorrer qdo o computer der algum problemaaaa..kkkkkkkkkk..=p

    Chucoooooooooooo!!!!!!!!!!!

    PS: É hj q vou torcer mto CONTRA seu timinho..aliás, acho q nem vai precisar néeeee!! uashuahsauhasuhsauhsu xD

    Bjs, amores!!!!

  3. Bom, agora já sei a quem recorrer quando o pc travar ioaeioaeeio (n é a vc ñ, é ao carinha do video ali, ele vai concerta na hora aioeeiaio).
    Bom, quando o pc trava, geralmete eu reinicio; mas quando to c/ raiva, e geralmente começo a aperta a tecla q eu precisava q nem loka ioeaiaeioaei :*

  4. Rapaz, fica para a galera o ditado de Steve Wozniak,um dos fundadores da Apple Computers: “nunca confie em um computador que não se pode atirar pela janela”!
    Falando nisso, foi exatamente esta a solução que um amigo meu certa vez arranjou para o computador dele. Agora o cara está em paz; mas achei um pouco radical demais…
    Falando em paz e “computadoricídio”, lembrei de uma pequena história “budista” muito conhecida entre programadores de inteligência artificial:
    – “O que você está fazendo?”, pergunta o aluno para o professor.
    – “Estou tentando dominar este jogo”, o aluno responde.
    – “A quanto tempo?”, pergunta o professor.
    – “Três meses”, responde o aluno.
    – “Então é você que domina o jogo, ou o jogo é que o domina?”, questiona o professor.
    O aluno fica sem resposta.
    – “Existe um estado em que nem você é dominado pelo jogo, nem o jogo é dominado por você”, explica o mestre.
    – “Qual seria?”, pergunta o aluno.
    – “Dê-me aqui o jogo”, responde o professor, e o aluno obedece.
    O professor destrói o jogo lançando-o no chão e vai embora.
    Neste instante, o aluno se sente iluminado.
    (Brincadeirinha — estou tentando rir também. Dia desses, quase perco meus trabalhos acadêmicos todos por causa de um problema de hardware. Gastei uma pequena fortuna para recuperar os dados. Sei como isso é frustrante).
    Abraços!

  5. aaah, que história. *-*
    o ultimo capacitor é um verdadeiro filho da mae. :X
    eu ri muuito, hahahahahahaha.
    (mas no fundo, bem no fundoo[sem pensar bobagens], eu senti dó de vc)
    quanto a minha ideia pra destruir o pc, nao envolve tanta agressividade como a mostrada no video(ia gastar muita energia minha. \o/); nem tao pouco apertar incessantemente uma tecla que eu sei que nao vai funcionar(¬¬’); muito menos atirá-lo pela janela(poderia acertar alguem que provavelmente machucaria e me denunciaria por psicose. oO).

    passa com um carro por cima dele. rápido, fácil, simples, economico e infalível. =D

  6. Olá! estou mandando a batata do sindicato :) pega lá ! http://arquivotiras.blogspot.com/

  7. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…isso sim que é consertar um pc de forma prática…muito bom!


Deixe uma resposta

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

